
A falta de exercícios físicos afeta o equilíbrio, a agilidade e o reflexo das mulheres com mais de 70 anos. Isso é o que apontou um estudo inédito da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, feita em parceria com o Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (Celafiscs).
Segundo Sandra Matsudo, coordenadora da pesquisa, o resultado do estudo demonstrou que as mulheres sedentárias apresentam mais dificuldades de executarem atividades simples e correm mais risco de adquirir doenças.
- A prática de atividades físicas, tais como uma caminhada diária de 30 minutos ou até mesmo a utilização de escadas no lugar do elevador, aumenta a qualidade de vida - reforça a pesquisadora.
O estudo acompanhou cerca de 300 mulheres, com mais de 50 anos, todas sedentárias. Elas foram divididas em dois grupos: um que reunia mulheres entre 50 e 59 anos de idade e outro, mulheres com 70 anos ou mais. Estas mulheres foram submetidas a vários testes físicos, que demonstraram, por exemplo, que a falta de exercícios afeta principalmente o equilíbrio.
Ao serem submetidas a um teste de equilíbrio com duração de 30 segundos, as participantes que tinham entre 50 e 59 anos conseguiram manter-se equilibradas por 24 segundos. As entrevistadas que tinham mais de 70 anos, submetidas ao mesmo teste, mantiveram o equilíbrio por cerca de 13,40 segundos, uma queda de 78,8% na capacidade de equilíbrio.
O estudo mostrou também que o sedentarismo na terceira idade compromete a agilidade. Ao participarem de um exercício de locomoção, que exigia caminhar por um curto trajeto, as entrevistadas entre 50 e 59 anos fizeram o percurso em 2,5 segundos. Já as mulheres com idade superior a 70 anos fizeram o mesmo percurso em 3,11 segundos, o que apontou mais dificuldade no ato de caminhar.
Outro aspecto que fica comprometido é o reflexo. Quando expostas a um exercício que previa levantar e sentar numa cadeira repetidamente, durante 30 segundos, as mulheres com idade entre 50 e 59 anos fizeram uma média de 19,35 repetições. As mulheres com mais de 70 anos fizeram 17,36 repetições, em média.
Ao comparar o desempenho dos dois grupos, o estudo também apontou perda de força e de massa muscular. O índice de massa corpórea (IMC), por exemplo, apresentou queda de 5,47%. Já um teste de impulsão para constatar a força dos membros inferiores apontou queda de 28,43%.
Fonte: Agência Brasil / Site Bem Estar /ClicRBS
Foto: Valdir Friolin / Agência RBS
Você não gosta do sabor extremamente amarra-goela do chá verde? Se o sabor do chá verde é insuportável assim, você está fazendo algo muito errado ao prepará-lo. A maneira correta de preparar chá verde é pela infusão:
1. Deixe a água no fogo até começar a juntar minúsculas bolhas de ar, logo antes da fervura . A temperatura ideal é de 70 a 80oC.
2. Nesse ponto coloque a água no recipiente onde a infusão será efetuada e mergulhe a erva.
3. Deixe a infusão correr por, no máximo, cinco minutos e coe a erva.
4. Beba o antes possível, sem pressa.
Infusões mais demoradas levarão à liberação excessiva do tanino contido na erva, uma substância amarga. Segundo especialistas a água muito quente ou a infusão muito longa podem levar à evaporação, ou quebra, das substâncias salutares presentes na erva e o efeito benéfico da sua xícara poderia ser reduzido.
A infusão deve resultar em uma bebida de cor verde clara com sabor suave.
Ah! Existem muitos chás por aí (inclusive de saquinhos) que se intitulam “chá verde”, mas só tem mato. Se não houver a erva Camelia sinensis, não é chá verde. Compre sempre erva de boa procedência.
Claro que não fui unicamente a Dieta dos Pontos que fez ela perder todo esse peso em apenas sete meses, ela começou a praticar esportes e a frequentar academia também. Mas em grande parte, a Dieta dos Pontos que deu o suporte para que ela conseguisse alcançar o seu objetivo.
A matéria saiu no site do programa Bem Estar da Globo (Link logo abaixo). Se você está atrás de uma boa inspiração para começar a sua Dieta dos Pontos leia essa matéria e se inspire. Garanto que você irá começar amanhã mesmo a sua dieta.
Link para a matéria: http://g1.globo.com/bemestar/VC-no-Bem-Estar/noticia/2012/04/jovem-carioca-reduz-17-kg-para-incentivar-namorada-perder-peso.html
Aproveite, clique aqui e conheça a Dieta dos Pontos!

A dieta dos pontos nada mais é do que classificar os alimentos com um número de pontos. Para dar um exemplo de como usar a dieta dos pontos, você acessa a calculadora da dieta dos pontos e descobre quantos pontos você deverá comer por dia para emagrecer. Depois você acessar a tabela de pontos dos alimentos e seleciona os alimentos que você pretende comer durante o dia, e cuide para o número de pontos desses alimentos não ultrapassar o seu limite diários de pontos.
Calculadora da Dieta dos Pontos:
A Dieta dos Pontos é uma das mais novas, fáceis e prazerosas maneiras de perder peso. Com ela você calcula quantos pontos pode comer por dia, converte os seus alimentos em pontos e come, sem ultrapassar o seu limite diário de pontos.
Mas para saber quantos pontos você pode comer por dia, você precisa usar a Calculadora da Dieta dos Pontos, que você encontra nesse link (http://saude.abril.com.br/especiais/dieta_pontos/calculadora.shtml). Acesse e calcule quantos pontos você pode comer todos os dias, e boa dieta!
Tabela de Pontos dos Alimentos:
Se você já calculou quantos pontos você pode comer por dia com a calculadora da dieta dos pontos, você agora precisa saber quantos pontos os alimentos que você pretende comer valem. Para isso você precisa usar a tabela de pontos dos alimentos da dieta dos pontos, que pode ser acessada nesse link (http://saude.abril.com.br/especiais/dieta_pontos/tabela.shtml).
Lembre-se de nunca ultrapassar o limite de pontos que foi estipulado para você na calculadora, é muito importante para você sempre perder peso não ultrapassar os pontos.
É possível incrementar o prato preferido dos americanos, a deliciosa torta de maçã (apple pie), tornando-a super saudável, com uma carga extra de proteína, mas sem perder o delicioso sabor. Torne a torta de maçã um suplemento todo especial para sua rotina de treinos.
Lembrando desde já que são receitas de Whey Protein que não devem ser consumidas diariamente, pois apesar de serem proteicas, contém calorias que não se incluiriam em uma dieta diária para quem visa hipertrofia ou emagrecer, seria uma sugestão por exemplo para o dia do lixo, onde fazemos um balanço calórico.
Ingredientes:
3 colheres grandes de whey protein de baunilha
100 g de manteiga light
2 ovos
1 xícara de açúcar mascavo
1 xícara de farinha de trigo integral
2 xícaras de farinha de trigo comum
7 maçãs médias
100 g de geleia diet de framboesa
Modo de Preparo:
Cozinhe duas maçãs, sem sementes, em duas colheres de água por cerca de 15 minutos. Retire-as da panela e deixe-as escorrer. Reserve. Bata a manteiga light, as gemas dos ovos e o açúcar mascavo até que este comece a mudar sua coloração. A essa mistura, acrescente o whey protein, a farinha de trigo integral e a farinha de trigo comum.
Para facilitar, misture com os dedos, limpos; porém, não é necessário sovar a massa, pois esta poderia ficar dura. Depois de estar homogênea, coloque a massa em uma forma de torta (daquelas que é possível retirar o fundo). A massa deve ter em torno de 6 mm. Para o recheio da torta, misture as maçãs previamente cozidas à geleia diet de framboesa e coloque-as sobre a massa. As outras maçãs (sem casca e sem semente) podem ser cortadas em rodelas ou fatias finas e dispostas por cima da torta, para decorar.
Adicione castanha-do-pará ou castanha-de-caju, caso seja do seu gosto. Preaqueça o forno em fogo médio e asse a torta por 30 ou 40 minutos.
Ingredientes:
1 pacote de gelatina de morango
185g de iogurte desnatado
3 colheres de sopa (30g) de whey protein sabor morango
Preparo:
Prepare a gelatina conforme as instruções da embalagem e leve para gelar. No liquidificador bata todos os ingredientes inclusive a gelatina pronta. Distribua em 5 taças individuais. Coloque para gelar e sirva apenas quando estiver consistente.
Os ingredientes e restrições da dieta japonesa deixam o corpo com menos 6 quilos em apenas 1 semana. Se o objetivo é emagrecer rápido, lembre-se que as opções são menores quanto aos grupos de alimentos. O que funciona de verdade na dieta japonesa é a disciplina e obedecer o cardápio com bem menos alternativas de sabores e ingredientes.
Dieta japonesa e as metas:
Mas anime-se! A dieta japonesa não é tão ruim. A dica é ter uma meta de quantos quilos deseja perder naquela semana e encarar a dura tarefa de se olhar no espelho uma semana depois. A diferença é clara. A dieta emagrece de verdade e pode ser um ótimo começo para quem quer definir de vez o peso ideal.
Acompanhe a dieta japonesa, nela estão os ingredientes que farão parte do seu café da manhã, almoço, lanche e jantar durante seis dias de dieta. É importante não interromper a dieta durante a semana. Siga em frente e boa semana!
Cardápio da dieta japonesa:
Segunda-feira:
Desjejum/Café da manhã – uma xícara de café ou chá com adoçante;
Almoço – Verduras estão liberadas, portanto, encha o prato com verduras do seu gosto e acrescente dois ovos com sal (eles são fonte de proteína e ajuda a saciar a fome)
Jantar – um bife grande de carne de boi ou frango e salada de pepino e alface.
Terça-feira:
Café da manhã – café ou chá com adoçante e um biscoito água e sal;
Almoço – verduras e frutas e um bife grande;
Jantar – Apenas presunto à vontade.
Quarta-feira:
Café da manhã – café ou chá com adoçante e um biscoito água e sal;
Almoço – dois ovos cozidos, salada e tomate à vontade;
Jantar – salada de repolho, cenoura e chuchu à vontade.
Quinta-feira:
Café da manhã – café ou chá com adoçante e um biscoito água e sal;
Almoço – um ovo cozido, cenoura crua ou cozida à vontade e uma fatia de queijo mussarela;
Jantar – salada de fruta à vontade e um iogurte natural.
Sexta-feira:
Café da manhã – café ou chá com biscoito água e sal;
Almoço – tomate à vontade e filé de peixe frito;
Jantar – bife e salada de frutas à vontade.
Sábado:
Café da manhã – café ou chá com biscoito água e sal;
Almoço – frango assado a vontade;
Jantar – dois ovos cozidos com sal.
Domingo:
Café da manhã – café ou chá com biscoito água e sal;
Almoço – Um bife grande e frutas à vontade;
Jantar – Comer o que quiser dentro desse regime
O cardápio da Dieta prioriza a proteína, o que torna o resultado mais rápido, e também combina algumas outras estratégias para tornar a dieta mais eficiente e ajudar a secar algumas gorduras extras em apenas algumas semanas sem riscos à saúde.Seguindo o cardápio da proteína, é possível conseguir bons resultados em uma semana, sem nenhuma carência nutricional. Este cardápio da proteína foi elaborado pela nutricionista Roseli Rossi, que escreveu o livro Saúde & Sabor com Equilíbrio, que é um programa que combina estratégias bem legais para perder peso e manter a saúde.Entre os alimentos permitidos na dieta estão os ricos em proteína, que são excelentes aliados para quem deseja perder peso, pois deixam você com menos fome e aumentam a massa magra, diminuindo assim a gordura. Alguns alimentos ricos em proteínas recomendados para isso são:- Shakes à base de whey protein (pó de proteína isolada do soro do leite)- carnes magras- peixe- frango- carnes vermelhas sem gorduraAlimentos ricos em carboidrato são inimigos e, infelizmente, muito saborosos, por isso é um sacrifício dizer não ao pão, pizza, macarrão e massas em gerais.Muito líquidoOs líquidos podem ser grandes aliados – se você tomar longe dos horários de refeição. Tome no mínimo 2 litros. Mas nada de refrigerante em! Dê preferência para chá, água-de- coco, limonada (sem açúcar) e muita água pura. Esqueça as bebidas alcoólicas também, pelo menos enquanto deseja perder peso.ProibidosFique longe de frituras, refrigerantes (inclusive as versões light, diet ou zero, que não passam de enganação). Você deve evitar também alimentos que fermentam no intestino, como o leite.Faça sete refeições ao dia, comendo a cada três horas, mas sem exagerar nas porções em! Isso ajuda muito quem quer emagrecer, pois segura a fome e estimula o metabolismo a queimar mais calorias.Você está pronta para começar a dieta. Pode imprimir essa pagina e levar para onde quiser. Mas atenção, essa dieta da proteina possui uma media de 1000 calorias – um número muito baixo e, por isso, deve ser seguida apenas por uma semana.A Dieta da Proteína elimina a necessidade da fome constante e reduz drasticamente os carboidratos, deixando apenas complexos de frutas e verduras.Carnes e alguns tipos de gordura estão liberadas, mas é importante manter controle nesse tipo de alimento para não conquistar problemas cardíacos.Sem carboidratos como fonte de energia, a glicose circulante diminui. Isso faz com que o organismo, que precisa da substância como combustível das células, abra mão das reservas de gordura, para assim produzir a energia de que necessita. Por isso a perda de peso é rápida.Saiba agora o que é permitido e o que é proibido na Dieta da Proteína.Antes de começar a Dieta da Proteína, leia com atenção as seguintes considerações:O tempo da dieta é de 30 dias e não deve ser ultrapassado. São duas quinzenas com espaço de 3 dias entre elas. Você poderá dar continuidade à dieta posteriormente, mas é necessário um espaço de tempo de, pelo menos, uma semana.Alimente-se constantemente (sempre que sentir fome) e abuse dos líquidos, beba bastante água e sucos.Nessa dieta, a berinjela é imprescindível no cardápio geral devido à sua capacidade de regular o colesterol.Alimentos Permitidos na Dieta da Proteína:Abobrinha verdeAcelgaAgriãoÁgua com gásÁgua NaturalÁguaTônica DietAlfaceAspargosAtumAvesAzeiteAzeitona com temperoBacalhauBaconBerinjelaBrócolisCaféCamarãoCaranguejoCarne em geralCaviarCebola como temperoCenoura (1 por dia)Chá (cidreira, mate,etc...)ChicóriaChuchuCoca LightCogumeloCouveCouve-florEspinafreFrangoGelatina Diet (Doce-Menor, Adocyl)Geléia Diet de morango (Adocyl e Doce-Menor)GinGuaraná dietJilóLagostaLimãoLingüiçaManteigaMargarinaMexilhõesNaboOmeleteOstraOvos (fritos, cozidos, mexidos)Pão dietPeixePepinoPepsi LightPimentaPimentãoPresuntoQueijos industrializadosQuiaboRabaneteRepolhoSalSalada verdeSalaminhoSalpicão (maionese caseira, salada, pimentão)SalsaSashimiSoda DietSopa de legumesSuco light (Maçã verde, Pomelo Rosa, TEA Maça)Sukiaki sem macarrãoTomate (até 3 por dia)TridentVagemAlimentos Proibidos na Dieta da ProteínaAbóboraAçúcarAdoçantes com FrutoseAdoçantes com LactoseÁgua TônicaAlmôndegasAmendoimAmidosArrozBalasBalas dietBananaBatataBeterrabaBiscoitoBolachasBolosCajuCaráCarboidratosCatchupCatupiryCereaisChicletsDocesErvilhasFanta DietFarinhaFeijãoFigosFrutasFrutas SecasGelatina (Oatker Diet)Gelatinas (Royal Diet)GeléiaLeiteLeite DesnatadoMacarrãoMandiocaMassas em GeralMelMilhoMortadelaPanquecasPãoPassasPetiscosPomarolaPomodoroQueijo Fresco e MineiroSalsaretteSalsichaSeven’up DietSojaSorvetesSprite DietSuco de FrutasTâmarasTrigoYogurtAlgumas sugestões para o CardápioCAFÉ DA MANHÃ:Ovos Mexidos, Ovos com Bacon ou Ovos CozidosOmelete Simples ou com Queijo e PresuntoChá GeladoCafé ou Chá MateSuco Clight ou Chá Clight - Pão Diet (após 15 dias)Margarina ou ManteigaPresuntoQueijoSalaminhoALMOÇO:Salada em GeralSalpicão (Maionese caseira, salada, pimentão, frango, ovos cozidos, cenoura, chuchu, vagem e tomate)Carne de Vaca, Porco, Frango (caso haja molho, somente com tomates caseiros)Peixe, Camarão, Atum, Lagosta, Caranguejo ou MexilhõesLingüiçaOvos Mexidos, Ovos com Bacon ou Ovos CozidosOmelete Simples ou com Queijo e PresuntoRefrigerante Diet ou Suco ClightSOBREMESA:Gelatina DietGeléia Diet de Morango (Adocyl e Doce-Menor)LANCHE DA TARDE:Chá Gelado ou QuenteCaféQueijoSalameJANTAR:Dê preferência a alimentos leves.
Ingredientes:
Far. Trigo Especial - 1 xic
Far. Trigo Integral Fina – ½ xic
Bicabornato Sódio - 1 col sopa
Adoçante - 4 col sopa
Whey Protein de Baunilha - 6 COL SOPA
Ovos - 3
Damasco picado – ½ xic
Manteiga Light - 2 col sopa.
Leite Desnatado - 1 copo
Modo de Preparo:
Na batedeira, coloque 3 gemas. Adoçante, manteiga e bata até formar um creme. Separe
Misture as farinhas , Whey Protein, Damasco e o bicabornato, acrescente aos poucos no creme de manteiga estas farinhas. Para chegar no ponto da massa vá acrescentando o leite.
Bata as claras em neve e mistura à massa.
Coloque em forma de bolo, untada com farinha . Asse por 35 min em fogo médio 220 graus.
Para cobertura pode-se fazer uma calda de chocolate meio amargo.
INGREDIENTES:- 4 claras de ovo e 1 gema- 1 dose de whey protein natural- 2 fatias de peito de peru- Sal- 1 colher de sopa de queijo minas frescal ou cottageMODO DE PREPARO:Em uma vasilha adicione 4 claras e 1 gema e mexa. Acrescente 1 dose de Whey Protein, 2 fatias de peito de peru, 1 colher de café rasa de sal marinho e 1 colher de sopa de queijo minas frescal picado ou cottage.Coloque a mistura em uma frigideira antiaderente pré-aquecida e untada com 2 colheres de chá de água. Leve ao fogo até a omelete ficar dourada.Sirva com folhas de alface crespa e fatias de tomate maduro.
INGREDIENTES:
- 2 caixinhas de pudim diet sabor chocolate
- 10 colheres de sopa de leite em pó desnatado
- 2 medidas (60g) de whey protein de chocolate
- 2 colheres de sopa de cacau solúvel
- 15 a 20 gotas de adoçante dietético
- 1 litro de água filtrada
MODO DE PREPARO:
Em 1 litro de água, coloque as 10 colheres de leite em pó, as duas medidas de whey protein, as duas colheres de sopa de cacau, o conteúdo das duas caixinhas de pudim e as gotas de adoçante. Cozinhe em fogo brando, mexendo constantemente até a fervura e mantenha por mais dois minutos. Despeje o conteúdo em potinhos de sobremesa médio. Deixe esfriar e coloque na geladeira. Tempo de preparo: 20 minutos, aproximadamente
Rendimento: 4 porções grandes

Mais difícil do que controlar o que comemos, é controlar o que pensamos. Uma das grandes dificuldades de quem quer emagrecer é exatamente esta: pensar como uma pessoa magra. Por isso, controlar os impulsos se transforma em um obstáculo quase impossível de ser superado. Para te ajudar nesta batalha, confira 10 dicas para controlar a gula, preparadas pelo Dr. Sidney Chioro, neurologista formado pela USP e que há mais de 40 anos trabalha com pessoas que desejam emagrecer.
1 – Organize-se para estar com fome na hora das refeições.
2 - Ao chegar a casa, não avance na geladeira. Descanse antes de se alimentar.
3 - Não coma antes de sentar-se à mesa. Pare, observe e pense no que você irá comer.
4 - Inicie o almoço por uma salada. Além de ter sais minerais, ajuda o intestino a funcionar melhor.
5 - Coloque a comida no prato de forma bonita, atraente, que estimule a saborear os ingredientes tornando o momento mais prazeroso.
6 - Coma devagar, mastigue sem pressa e sinta o sabor real dos alimentos.
7 - Não deixe para o fim o que você mais gosta: esse hábito facilita que se coma em excesso.
8 - Não fique pensando no que você não gosta no seu corpo. Fixe no que você quer para o seu corpo, seu objetivo.
9 - Quando você estiver com ansiedade, procure ver o que está lhe causando esta tensão e se proponha a resolver. Não desconte na comida esse nervosismo.
10 - Beba de um a dois litros de água diariamente. Além de melhorar a eliminação e o metabolismo, o hábito torna sua pele mais bonita.
Fonte: Site Sua Dieta
Existe um consenso entre os treinadores: quando o corredor que estava acima do peso começa a emagrecer, automaticamente seu desempenho na corrida aumenta. Emagrecer e aumentar o desempenho são coisas complementares. Segundo os experts, a melhora é uma consequência, pois com o treinamento para emagrecer o corredor fica motivado, já que está perdendo peso e, a partir daí, quer aumentar sua performance.Quando o corredor já realiza um treino de corrida para emagrecer, a perda de peso só continuará ocorrendo se os treinos forem intensificados. Isso porque o organismo se acostuma ao esforço e é preciso dar um novo estímulo para que ele continue queimando gordura. Por isso, nada de estagnar em um treino só por meses a fio.Já quando a pessoa é iniciante, só o aumento gradativo do volume de treino já é suficiente para que ela perca peso e isso aumenta o desempenho. Quanto mais ela perde peso, melhor será o rendimento na corrida. Os treinos voltados para a melhoria do desempenho são os que mais surtem efeito. Estes treinos podem emagrecer mais, principalmente quando traçamos objetivos a médio e longo prazo, aumentando a intensidade e o trabalho de corridas em subidas.
Dê fim às gordurinhas indesejadas, celulites e todos os outros problemas que tanto incomodam.

Você é magra e vende saúde, mas vive tentando de tudo para exterminar a celulite e aquelas indesejáveis gordurinhas localizadas? A médica nutróloga Mariela de Oliveira Silveira e a personal trainer Carla Carvalho dão dicas para acabar com esse pesadelo!
1. Beba água, muita água!
A água participa de todos os processos metabólicos vitais para o organismo. E para garantir uma hidratação adequada, precisamos de cerca de 30 ml de líquidos para cada kg de peso corporal. Isso significa que uma pessoa de 60 kg deve tomar, aproximadamente, 1,8 litros de água por dia, de preferência, de 200 a 250 ml por vez a cada um ou duas horas. Além de manter hidratada, a água ajuda a garantir o funcionamento perfeito dos rins e da bexiga, órgãos responsáveis pela eliminação das toxinas.
2. Faça refeições fracionadas
Você economiza refeições para não engordar? Pois saiba que esse é um grande engano! Dividir as refeições em café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia é muito importante para regular o metabolismo. Ao ingerir alimentos com carga baixa e moderada de glicemia, como algumas frutas, vegetais, cereais e carnes magras, você impede que o açúcar seja rapidamente liberado na corrente sanguínea e, consequentemente, evita o estímulo aos picos de insulina. “Esse hormônio elevado tem como ação o depósito de gordura. Fazendo o controle da qualidade, da quantidade e da distribuição dos alimentos, reduzimos significativamente as chances de termos excesso de peso”, explica a médica nutróloga do Kurotel Centro Médico de Longevidade e Spa, Mariela de Oliveira Silveira.
3. Selecione os alimentos
Evite refrigerantes, pois eles contêm elevada concentração de açúcar. Em relação ao gás, nada se pode afirmar com certeza. Há pesquisas contraditórias a respeito de sua contribuição para a piora da celulite. Pondere o consumo de álcool, já que ele aumenta a retenção hídrica e o aspecto edemaciado da celulite e da gordura localizada.
Evite alimentos ricos em açúcares, sódio, gorduras saturadas ou trans e pobres em ácidos graxos essenciais (Omega 3 e Omega 6) e fibras.
Ou seja, passe longe de fritura (seja ela da batata frita ou do sushi empanado), açúcar branco, bolacha não integral com alto teor de gordura e açúcar, biscoito recheado, bala e pão branco. Alimentos que devem ter consumo moderado: massa branca, arroz branco, molho shoyu, sal de cozinha, açúcar mascavo e mel. Priorize o consumo de frutas, verduras, legumes, carnes brancas, sementes e cereais integrais. Eles são ricos em antioxidantes e fibras solúveis e insolúveis, que reduzem a absorção de gorduras e açúcares. Esses alimentos, especialmente algumas oleaginosas e peixes de águas frias, são ricos em Ômega 3 (EPA e DHA), que melhoram o metabolismo, aumentam a saciedade e diminuem o processo inflamatório característico do aumento de gordura corporal.
Fique atenta! Existe, no Brasil, uma elevada prevalência de intolerância à lactose. “Pessoas com alergia ou intolerância ao leite, que permanecerem fazendo uso constante dessa substância, podem aumentar o processo inflamatório e exacerbar o acúmulo de gordura e celulite”, explica Mariela.
Os melhores tratamentos contra a celulite:
• Accent
• Argila
• Aparelhos de ultrassom
• Body Wrap Winter
• Cosméticos ativos
• Drenagem linfática
• Eletroterapia
• Infravermelho
• Manthus
• Mesoterapia
• Radiofrequência
• Sucção
• Terapias manuais
• Massagens
4. Mexa-se!
A atividade física deve ser praticada diariamente ou, pelo menos, cinco vezes por semana. “Recomenda-se sobrecarga para exercícios de força. Isso propicia ganho de massa magra, resultando na melhora do aspecto da celulite”, indica a personal trainer do fitness Center do Copacabana Palace, Carla Carvalho.
Para queimar as gordurinhas, Mariela recomenda um esquema de exercícios combinando uma atividade aeróbia, que aumenta as frequências cardíaca e respiratória – seja ela caminhada, corrida, bicicleta, natação ou dança –, três vezes por semana, a uma atividade anaeróbia – musculação, pilates e ginástica localizada – duas vezes por semana. “Dessa forma, haverá aumento de queima calórica provocada pela atividade aeróbia e pela musculação, que também tem extrema importância para a redução de peso. Esse tipo de trabalho pode aumentar a taxa de metabolismo basal e fazer com que o emagrecimento ocorra mais facilmente”, reforça.
5. Cuidados complementares
Não basta apenas apelar para tratamentos estéticos, pois nada é milagroso. Embora alguns aparelhos prometam reduzir as células de gordura, ainda não há provas 100% concretas. Acredita-se que o que realmente acontece é a redução do tamanho da célula gordurosa, mas não a diminuição da população existente. Por isso, para que o resultado seja mesmo efetivo, é preciso aliar esses cuidados à alimentação balanceada e à prática de exercícios. “Nenhum tratamento isolado é capaz de resolver o problema. Mas com esses cuidados associados, os resultados começam a aparecer em, aproximadamente, dois meses”, salienta Carla.
Para reduzir, de fato, o número de células de gordura é indicada manutenção do peso saudável. “O período para que o corpo entenda que essas células não são mais necessárias pode variar de seis meses a cinco anos, dependendo do organismo. A partir disso, acontece a apoptose, ou seja, morte celular induzida, e a pessoa passa a ter menos chances de ter reganho de peso”, explica a médica do Kurotel Centro Médico de Longevidade e Spa.
Fonte: Site Uma Mulher do portal R7
Se você tem pouco tempo para dar aquela afinada, vai adorar esta dieta. Além de "limpar" o organismo, o cardápio tipo detox elimina alguns quilinhos e líquidos acumulados em apenas dois dias. Nada mau manter a linha por este tempo tão curto em prol de resultados tão incríveis, hein!Veja algumas receitas que fazem parte do cardápio:Omelete de arroz integralIngredientes:- 1 cebola roxa- ½ xícara (chá) de arroz integral cozido- 2 ovos- Sal marinho a gosto- Salsinha e orégano a gostoModo de preparo: em uma frigideira, refogue a cebola com pouco óleo. Acrescente os ovos batidos e misturados com os outros ingredientes.Tahine temperadoIngredientes:- 3 colheres (sopa) de tahine- 1 limão médio- 2 dentes de alho- Sal marinho a gosto- ÁguaModo de preparo: amasse o alho com o sal e misture os outros ingredientes. Acrescente a água aos poucos e bata até obter uma pasta.Ovo pochê com legumesIngredientes:- Alho, cebola, abobrinha, cenoura, chuchu, vagem, mandioquinha e sal a gosto- 2 ovosModo de preparo: em uma panela, refogue o alho e a cebola. Em seguida, acrescente os legumes picados e deixe cozinhar, colocando água aos poucos e deixando a mandioquinha para o fim. Quando estiver com pouca água e os legumes já cozidos, abra orifícios entre os legumes e coloque os ovos. Deixe cozinhar em fogo brando com a panela tampada, sem mexer.TapiocaIngredientes:- 3 colheres (sopa) de goma de tapiocaModo de preparo: espalhe a goma no fundo de uma frigideira antiaderente como se fosse montar uma panqueca e acenda o fogo (não precisa usar óleo). Espere até que a tapioca fique homogênea. Vire do outro lado. Retire da frigideira, acrescente o recheio e enrole.