sexta-feira, 1 de junho de 2012

Tchau pança!

Dê fim às gordurinhas indesejadas, celulites e todos os outros problemas que tanto incomodam. 

 


Você é magra e vende saúde, mas vive tentando de tudo para exterminar a celulite e aquelas indesejáveis gordurinhas localizadas? A médica nutróloga Mariela de Oliveira Silveira e a personal trainer Carla Carvalho dão dicas para acabar com esse pesadelo!

1. Beba água, muita água!
A água participa de todos os processos metabólicos vitais para o organismo. E para garantir uma hidratação adequada, precisamos de cerca de 30 ml de líquidos para cada kg de peso corporal. Isso significa que uma pessoa de 60 kg deve tomar, aproximadamente, 1,8 litros de água por dia, de preferência, de 200 a 250 ml por vez a cada um ou duas horas. Além de manter hidratada, a água ajuda a garantir o funcionamento perfeito dos rins e da bexiga, órgãos responsáveis pela eliminação das toxinas.

2. Faça refeições fracionadas
Você economiza refeições para não engordar? Pois saiba que esse é um grande engano! Dividir as refeições em café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia é muito importante para regular o metabolismo. Ao ingerir alimentos com carga baixa e moderada de glicemia, como algumas frutas, vegetais, cereais e carnes magras, você impede que o açúcar seja rapidamente liberado na corrente sanguínea e, consequentemente, evita o estímulo aos picos de insulina. “Esse hormônio elevado tem como ação o depósito de gordura. Fazendo o controle da qualidade, da quantidade e da distribuição dos alimentos, reduzimos significativamente as chances de termos excesso de peso”, explica a médica nutróloga do Kurotel Centro Médico de Longevidade e Spa, Mariela de Oliveira Silveira.

3. Selecione os alimentos
Evite refrigerantes, pois eles contêm elevada concentração de açúcar. Em relação ao gás, nada se pode afirmar com certeza. Há pesquisas contraditórias a respeito de sua contribuição para a piora da celulite. Pondere o consumo de álcool, já que ele aumenta a retenção hídrica e o aspecto edemaciado da celulite e da gordura localizada.
Evite alimentos ricos em açúcares, sódio, gorduras saturadas ou trans e pobres em ácidos graxos essenciais (Omega 3 e Omega 6) e fibras.

Ou seja, passe longe de fritura (seja ela da batata frita ou do sushi empanado), açúcar branco, bolacha não integral com alto teor de gordura e açúcar, biscoito recheado, bala e pão branco. Alimentos que devem ter consumo moderado: massa branca, arroz branco, molho shoyu, sal de cozinha, açúcar mascavo e mel. Priorize o consumo de frutas, verduras, legumes, carnes brancas, sementes e cereais integrais. Eles são ricos em antioxidantes e fibras solúveis e insolúveis, que reduzem a absorção de gorduras e açúcares. Esses alimentos, especialmente algumas oleaginosas e peixes de águas frias, são ricos em Ômega 3 (EPA e DHA), que melhoram o metabolismo, aumentam a saciedade e diminuem o processo inflamatório característico do aumento de gordura corporal.

Fique atenta! Existe, no Brasil, uma elevada prevalência de intolerância à lactose. “Pessoas com alergia ou intolerância ao leite, que permanecerem fazendo uso constante dessa substância, podem aumentar o processo inflamatório e exacerbar o acúmulo de gordura e celulite”, explica Mariela.

Os melhores tratamentos contra a celulite:

• Accent
• Argila
• Aparelhos de ultrassom
• Body Wrap Winter
• Cosméticos ativos
• Drenagem linfática
• Eletroterapia
• Infravermelho
• Manthus
• Mesoterapia
• Radiofrequência
• Sucção
• Terapias manuais
• Massagens

4. Mexa-se!
A atividade física deve ser praticada diariamente ou, pelo menos, cinco vezes por semana. “Recomenda-se sobrecarga para exercícios de força. Isso propicia ganho de massa magra, resultando na melhora do aspecto da celulite”, indica a personal trainer do fitness Center do Copacabana Palace, Carla Carvalho.

Para queimar as gordurinhas, Mariela recomenda um esquema de exercícios combinando uma atividade aeróbia, que aumenta as frequências cardíaca e respiratória – seja ela caminhada, corrida, bicicleta, natação ou dança –, três vezes por semana, a uma atividade anaeróbia – musculação, pilates e ginástica localizada – duas vezes por semana. “Dessa forma, haverá aumento de queima calórica provocada pela atividade aeróbia e pela musculação, que também tem extrema importância para a redução de peso. Esse tipo de trabalho pode aumentar a taxa de metabolismo basal e fazer com que o emagrecimento ocorra mais facilmente”, reforça.

5. Cuidados complementares
Não basta apenas apelar para tratamentos estéticos, pois nada é milagroso. Embora alguns aparelhos prometam reduzir as células de gordura, ainda não há provas 100% concretas. Acredita-se que o que realmente acontece é a redução do tamanho da célula gordurosa, mas não a diminuição da população existente. Por isso, para que o resultado seja mesmo efetivo, é preciso aliar esses cuidados à alimentação balanceada e à prática de exercícios. “Nenhum tratamento isolado é capaz de resolver o problema. Mas com esses cuidados associados, os resultados começam a aparecer em, aproximadamente, dois meses”, salienta Carla.

Para reduzir, de fato, o número de células de gordura é indicada manutenção do peso saudável. “O período para que o corpo entenda que essas células não são mais necessárias pode variar de seis meses a cinco anos, dependendo do organismo. A partir disso, acontece a apoptose, ou seja, morte celular induzida, e a pessoa passa a ter menos chances de ter reganho de peso”, explica a médica do Kurotel Centro Médico de Longevidade e Spa. 



Fonte: Site Uma Mulher do portal R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário